Mubarak reitera a Suleiman apoio à reconciliação e estabilidade do Líbano

Cairo, 8 nov (EFE).- O presidente egípcio, Hosni Mubarak, reiterou hoje a seu colega libanês, Michel Suleiman, o apoio do Egito à unidade e à estabilidade do Líbano, informou a agência estatal Mena.

EFE |

O líder egípcio anunciou essa postura em entrevista coletiva junto com o presidente libanês, após uma reunião na qual analisaram assuntos de interesse comum, e eventos regionais e internacionais, afirmou a agência.

Suleiman chegou hoje ao Cairo em uma visita oficial, a primeira ao Egito, desde que assumiu a Presidência em maio.

"Desejamos a segurança, a estabilidade, o consenso do povo libanês, e o respeito de todas as partes (políticas) à soberania e independência do Líbano", disse Mubarak.

Nesse sentido, lembrou que o Governo egípcio "acompanhou a crise política libanesa durante mais de dois anos (...), por isso confia em que todas as forças políticas libanesas querem que os assuntos internos sejam geridos pelos próprios libaneses, longe de qualquer ingerência estrangeira".

Por sua parte, Suleiman, destacou que suas conversas com Mubarak foram "profundas e beneficentes, já que "falamos sobre como apoiar o diálogo de reconciliação realizado no Líbano".

Além disso, disse que avaliaram as fórmulas para impulsionar um processo de paz justo e global no Oriente Médio, baseado na iniciativa de paz árabe proposta na cúpula árabe realizada em Beirute, em 2002.

Na quarta-feira passada, os dirigentes libaneses retomaram a segunda rodada do diálogo nacional, interrompido em 2006 e que busca resolver uma crise política que se arrasta há três anos. EFE aj/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG