Mubarak e Abbas se reúnem no Cairo para garantir cessar-fogo em Gaza

Cairo, 18 jan (EFE).- O presidente egípcio, Hosni Mubarak, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, se reuniram hoje no Cairo para discutir os meios para garantir o cessar-fogo na Faixa de Gaza declarado unilateralmente por Israel.

EFE |

Os líderes vão conversar também sobre o papel mediador egípcio desde a explosão do conflito armado no dia 27 de dezembro do ano passado, assim como sobre a possibilidade de aplicar a iniciativa egípcia para um cessar-fogo durável.

A reunião de Mubarak e Abbas acontece horas antes de uma cúpula convocada para hoje por Mubarak na cidade egípcia de Sharm el-Sheikh e na qual participarão vários líderes árabes e ocidentais para estudar a situação em Gaza.

Os intensos esforços diplomáticos desdobrados nas últimas horas e durante os últimos dias tem o objetivo de deter a ofensiva israelense, além da consecução de um cessar-fogo permanente, a retirada das tropas israelenses de Gaza e a abertura dos postos fronteiriços para a entrada de ajuda humanitária. EFE jfu/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG