Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

MPLA conquista 191 das 220 cadeiras nas eleições legislativas em Angola

Luanda, 17 set (EFE).- O governante Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) obteve 81,64% dos votos e 191 das 220 cadeiras da Assembléia Nacional, indicam os resultados definitivos das eleições do último dia 5, divulgados hoje pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE).

EFE |

Com este resultado, o MPLA, liderado pelo presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, sai reforçado em sua posição política no país e para as eleições presidenciais que deverão ser realizadas no próximo ano, às quais não se sabe se o atual chefe de Estado se candidatará.

Bem atrás do MPLA ficou a opositora União Nacional para a Independência Total de Angola (Unita), com 10,39% dos votos e 16 deputados, enquanto o Partido de Renovação Social (PRS) conseguiu 3,17% dos votos e oito cadeiras.

A Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) obteve três deputados e a coalizão Nova Democracia (ND) terá duas cadeiras na Assembléia, enquanto os outros nove partidos e coalizões que concorreram não conseguiram nenhuma.

Dos 8,3 milhões de eleitores registrados para as eleições - aproximadamente a metade da população do país -, 6,3 milhões compareceram para votar e 87,35% dos votos foram válidos.

Em um ato que contou com a presença dos representantes dos partidos, o presidente da Comissão Nacional Eleitoral, Caetano de Sousa, elogiou os cidadãos angolanos por sua participação no pleito que, para ele, "vira a página da incerteza e permite ao país ter confiança no futuro". EFE ms/ev/fal

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG