Movimento de tropas russas na Abkházia preocupa Rice

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, expôs sua preocupação, nesta quinta-feira, com os novos movimentos de tropas russas na Abkházia, um território georgiano separatista, embora não tenha pedido a Moscou que retire seus soldados.

AFP |

"Estamos muito preocupados com esses movimentos de tropas", declarou Rice à imprensa no avião em que viajava para Londres, onde deve se reunir na sexta-feira com o ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov.

"É muito importante que a Rússia respeite a integridade territorial e a soberania da Geórgia", ressaltou a secretária, acrescentando que pretende abordar o assunto com Lavrov.

"A Abkházia e a Ossétia do Sul são parte integrante da Geórgia", destacou Rice, ao ser interrogada sobre o envio de tropas suplementares russas à Abkházia.

Rice observou, porém, que esses movimentos de tropas estão ligados a uma operação de paz de Moscou em ambas as regiões separatistas georgianas, dentro dos acordos que encerraram o conflito armado entre a minoria abkhaze e a Geórgia, no início da década de 1990.

"Pelo que eu sei (o envio de tropas) entra nos limites autorizados pelos acordos de manutenção de paz", declarou Rice, acrescentando, porém, que "como não acredito que a Geórgia tenha a intenção de atacar a Abkházia, não vejo necessidade".

sl/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG