Motlanthe é o novo presidente da África do Sul

O Parlamento da África do Sul elegeu nesta quinta-feira como presidente do país Kgalema Motlanthe, que recebeu os votos de 269 dos 360 deputados, informou o presidente da Corte Constitucional, Pius Langa.

Redação com agências internacionais |

"Declaro o honorável Kgalema Motlanthe presidente legitimamente eleito da República da África do Sul", proclamou Langa.

Motlanthe, 59 anos, é o terceiro chefe de Estado sul-africano desde o fim do apartheid e a instauração da democracia multirracial em 1994, é vice-líder do partido governista, o CNA, e será presidente até as eleições do ano que vem. Ele sucede Thabo Mbeki, forçado a renunciar pelo partido governista, o Congresso Nacional Africano (ANC). Thabo Mbeki renunciou ao cargo de chefe de Estado no domingo, despertando a maior crise política no país desde o fim do Apartheid.


Kgalema Motlanthe é eleito presidente pelo Parlamento da África do Sul

O novo presidente, um ex-sindicalista com fama de moderado, terá como principal missão apaziguar a luta interna no ANC para as eleições gerais previstas para o segundo trimestre de 2009.

O ANC retirou o voto de confiança de Mbeki por considerar que ele pressionou a justiça a indiciar, por corrupção, o presidente do partido, Jacob Zuma.

A eleição parlamentar também registrou 41 votos anulados e 50 para Joe Sereman, candidato da opositora Aliança Democrática (AD).

Leia mais sobre África do Sul

    Leia tudo sobre: áfrica do sul

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG