Mostra sobre Clarice Lispector em Lisboa inclui fotos e textos

Lisboa, 1 abr (EFE).- Mais de 20 fotografias e textos reunidos sob o título Clandestina felicidade ilustram, a partir de hoje, na capital portuguesa, a vida e obra de Clarice Lispector, uma das escritoras brasileiras mais influentes do século XX.

EFE |

A professora da Universidade de São Paulo, Nádia Battella, selecionou este material dentre as mais de 800 imagens que compõem a "fotobiografia" que elaborou em torno da singular personalidade da autora.

"Clarice rompe qualquer estereótipo dos gêneros narrativos", afirmou à Agência Efe a especialista, que ressaltou o estilo "inclassificável" da autora de "A paixão segundo G.H..

"Nada resistia a Clarice: Nem um estereótipo, nem nenhum padrão", acrescentou Battela, que buscou inspiração no mundo dos contos de fadas para decorar a sala que recebe a mostra, situada na casa de Fernando Pessoa em Lisboa.

Mesmo depois de tantos anos após sua morte, Clarice Lispector continua sendo uma referência para os escritores latino-americanos contemporâneos, aos quais abre fronteiras à indagação filosófica, ao retrato filosófico e psicológico e à questão do ser no tempo.

A exposição sobre a escritora, que permanecerá em Lisboa até 15 de maio, é complementada com conferências e debates das quais participarão especialistas em literatura brasileira, além de leituras, cinema e teatro. EFE paa/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG