Mostra reúne no Brasil olhar de fotógrafos latino-americanos sobre Madri

Rio de Janeiro, 30 mar (EFE).- O olhar de 14 fotógrafos latino-americanos sobre Madri compõe uma exposição a partir desta quarta-feira no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia em Belo Horizonte.

EFE |

Depois de passar pela Espanha, México, Peru e Bolívia, a exposição "Madri Olhar" estará disponível ao público brasileiro até 30 de abril, informou nesta terça-feira a Fundação Clóvis Salgado, que organiza a mostra no Brasil.

A exposição reúne imagens de fotógrafos de 14 países latino-americanos durante a semana que passaram na capital espanhola em outubro de 2007 e na qual percorreram as ruas e as praças de Madri em busca de inspiração.

O projeto prevê que a mostra passe pelos países de todos os fotógrafos que participaram do trabalho. No Brasil, Belo Horizonte será palco porque é a cidade onde vive o fotógrafo Eustáquio Neves, quem representou ao país na iniciativa.

A exposição, concebida como uma mostra da pluralidade de olhares sobre um mesmo local, inclui imagens sem limite temático e produto de diversas técnicas, desde o tradicional preto e branco, o sépia até o estereoscopia (a simulação de duas imagens em cenas que são projetadas em pontos de observação ligeiramente diferentes).

Os outros fotógrafos que integram a iniciativa são Alexander Apóstolo, da Venezuela; Jaime Ávila Ferrer, da Colômbia; Sandra Boulanger, da Bolívia; Maya Goded, do México; Luis González Palma, da Guatemala; Jonathan Harker, do Panamá, e José Manuel Fors, de Cuba.

Também vão expor seus trabalhos a costa-riquenha Priscilla Monge, o equatoriano Tomás Ochoa, o salvadorenho Luis Paredes, a argentina Graciela Sacco, a peruana Milagros de la Torre e o chileno Pablo Zuleta Zahr.

Segundo a Fundação Clóvis Salgado, que organiza a mostra em associação com o Instituto Cervantes, a exposição é inspirada na mostra "Espanha em Roma" e tem como propósito dar visibilidade aos novos fotógrafos na Espanha e na América Latina.

Segundo os organizadores, igualmente é objetivo do projeto "fazer com que estes fotógrafos revelem seu olhar sobre Madri, uma cidade que historicamente recebeu um grande número de imigrantes latino-americanos, e promover uma rede de cooperação e promoção cultural no mundo todo". EFE cm/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG