Mostra em Londres reúne fotos de guerra de Robert Capa

Uma mostra em Londres reúne fotos de guerra feitas pelo renomado fotógrafo Robert Capa entre os anos de 1936 e 1945. This is War (Isso é guerra, em tradução literal), em cartaz no centro cultural Barbican, traz imagens famosas como O Soldado Caindo e a chegada dos soldados na praia de Omaha, na França, no início das operações do Dia D - o desembarque de várias tropas das forças aliadas na costa da Normandia, que acabou mudando o rumo da Segunda Guerra Mundial.

BBC Brasil |

As séries escolhidas para compor a mostra incluem fotos feitas por Capa durante a Guerra Civil espanhola, a Segunda Guerra Sino-Japonesa e a Segunda Guerra Mundial.

A mostra exibirá ainda, pela primeira vez, imagens da recém-descoberta "mala mexicana", uma valise que pertencia ao fotógrafo e que ficou perdida por 70 anos. Na mala foram encontradas fotos inéditas feitas durante a Guerra Civil espanhola, inclusive do movimento dos refugiados saindo de Barcelona em direção à França.

Autêntico
A foto mais polêmica presente na exposição é também uma das mais conhecidas do fotógrafo: O Soldado Caindo, feita em 5 de setembro de 1936 em Córdoba.

Durante anos houve debate sobre a autenticidade da foto, que mostra um soldado baleado caindo no momento de sua morte, ainda com o rifle na mão. Em 1970, começaram as especulações de que o soldado teria, na verdade, posado para o fotógrafo e que a cena não seria real.

A mostra "This is War" traz outras 50 imagens feitas por Capa e sua parceira, Gerda Taro, na frente de batalha, no mesmo dia.

Além das séries expostas na mostra, Robert Capa registrou ainda imagens da Guerra de Independência de Israel e a Guerra da Indochina. Ele morreu em maio de 1954, depois de pisar em uma mina terrestre enquanto fotografava as manobras francesas no delta do Rio Vermelho.

A exposição This is War com fotos de Robert Capa fica em cartaz no Barbican, em Londres, até o dia 25 de janeiro.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG