Uma exposição em Bruxelas reúne obras feitas por vinte roqueiros famosos nas quais os músicos revelam seu talento para as artes plásticas. Com o título Its not only RocknRoll, Baby! (Não é apenas rock and roll, baby, em tradução livre), que faz uma referência a um conhecido álbum dos Rolling Stones, Its Only RockN Roll, mostra reúne fotos, instalações, pinturas e colagens de nomes como Pete Doherty, Yoko Ono, David Byrne e Patti Smith.

"Essa é a primeira vez que obras de grandes músicos do rock desde os anos 70 até a atualidade estão reunidas em uma mostra. A exposição revela uma outra história do rock, a dos roqueiros que vieram do mundo da arte", afirma o curador, Jérôme Sans.

Um dos destaques da mostra, em cartaz no Palácio de Belas Artes de Bruxelas (Bozar), é a coleção de desenhos feitos por Pete Doherty com seu próprio sangue.

A roqueira Patti Smith também participa da exposição com uma seleção de fotografias em branco e preto - entre elas um auto-retrato. Ela explica ainda que, na realidade, é uma artista plástica e que a música foi apenas a forma que encontrou para levar sua poesia aos palcos.

O produtor Brian Eno contribui para a mostra com quadros psicodélicos e uma grande instalação do mesmo gênero, que mistura montes de areia colorida, uma projeção caleidoscópica e música transcendental.

Além disso, o Bozar reservou o salão de entrada para uma instalação com cadeiras de madeira, assinada por Yoko Ono, e uma sala para fotografias, colagens e esculturas pop-punk de Bianca Casady, do dueto americano CocoRosie.

"Não se trata de uma corrente (artística), mas de artistas que têm um enfoque singular e que abordam a arte e a música como um corpo comum, uma união de idéias, e mostram como duas formas de expressão ao mesmo tempo diferentes podem ser indissociáveis", explica Sans.

O Bozar abriga ainda uma série de concertos de rock para celebrar a mostra. Entre as atrações confirmadas estão Lou Reed e John Cale. A mostra It's not only Rock'n'Roll, Baby! fica em cartaz até 14 de setembro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.