Mostra de Cinema Latino-americano deve levar mais de 100 filmes à Espanha

Lleida (Espanha), 6 abr (EFE).- A XVI Mostra de Cinema Latino-americano da Catalunha, que será realizada entre os dias 9 e 16 de abril em Lleida (nordeste), tem 100 filmes produzidos em 12 países latino-americanos na programação oficial A novidade deste ano são as retrospectivas, dedicadas às produções do México e Argentina, explicou o diretor da mostra, Juan Ferrer.

EFE |

Coincidindo com o Centenário da Revolução Mexicana, a exposição dedicará duas retrospectivas a uma das filmografias mais importantes da América Latina. "Estamos especialmente orgulhosos destas retrospectivas já que foi feito um trabalho de restauração de filmes muito grande que permitirá projetar algumas fitas mexicanas pela primeira vez na Europa", assinalou Ferrer.

Já retrospectiva dedicada à Argentina coincide com a comemoração dos 200 anos da Revolução de Maio.

Entre as personalidades do mundo do cinema que devem passar por Lleida durante a mostra estão o ator Willy Toledo, que entregará o Prêmio de Honra ao também ator Ernesto Alterio; a atriz e diretora Iciar Bollaín, que também receberá o Prêmio de Honra, e o cantor Luis Eduardo Aute.

Além disso, destacam-se a atriz e diretora de "A teta assustada", Claudia Llosa, e Paul Laverty, um dos roteiristas dos filmes do diretor Ken Loach.

Durante a mostra serão exibidos cinco filmes inéditos e 13 documentários e longas-metragens que nunca foram projetados na Europa.

Ferrer disse que um dos objetivos é transformar a mostra em um espaço de troca que permita não só a projeção de filmes, mas a sua produção a partir do encontro de profissionais do cinema.

"O encontro deve se transformar em um mercado para trabalhar no cinema latino-americano do futuro. É preciso levar em conta que durante a mostra se reúnem mais de 100 profissionais do cinema", afirmou.

Para conseguir esse objetivo durante os dias da mostra Lleida acolherá também uma reunião de profissionais para estabelecer as bases para a criação de uma federação que reúna todas as academias de cinema da América Latina da Espanha. EFE cll/pb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG