Mostra alemã exibe a arte dos cartões postais

Um museu da cidade de Essen, na Alemanha, abriga uma exposição que conta a história dos cartões postais e ressalta seu lado artístico. A mostra intitulada Frankierte Fantastereien (Fantasias carimbadas, na tradução livre), em cartaz no Museu Folkwang, transmite a idéia de que ao longo dos anos os cartões postais não serviram apenas como meio de comunicação, mas também como forma de expressão artística.

BBC Brasil |

A exposição inclui mais de 500 cartões, em sua maioria do século passado. Alguns deles foram criados por artistas famosos como Salvador Dalí, Joan Miró e Marcel Duchamp.

Segundo os organizadores, a época de ouro dos postais começou a partir do ano 1900, paralelamente ao desenvolvimento das técnicas de fotografia.

Vários dos postais exibidos em Essen trazem colagens e montagens fotográficas do começo do século 20 que causaram furor na época. Muitos deles retratam cenas eróticas, enquanto outros estampam colagens divertidas.

"A ousadia dos postais chegou a influenciar a própria fotografia", diz a curadoria da exposição.

Fotógrafos conhecidos como Man Ray e André Breton colecionavam cartões, e suas obras também foram estampadas em postais.

Nos dias de hoje, com a comunicação rápida via email e celular, os postais parecem objetos do passado. A mostra Frankierte Fantastereien fica em cartaz no Museu Folkwang, em Essen, até o dia 21 de setembro de 2008.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG