Mossad deixou Mengele escapar para capturar outro nazista

Jerusalém, 2 set (EFE).- O Mossad, serviço secreto israelense no estrangeiro, deixou escapar o criminoso de guerra nazista Josef Mengele para garantir a captura de outro dirigente do regime de Adolf Hitler, Adolf Eichman, revelou hoje o ex-chefe da organização, Rafi Eitan.

EFE |

Segundo declarou ao jornal "Jerusalem Post", o serviço de inteligência tinha localizado os dois, mas resolveu não prender Mengele por temer que a operação desperdiçasse a captura de Eichman.

"A pergunta era se devíamos realizar as duas operações ao mesmo tempo", afirmou Eitan, que foi membro do comando do Mossad que capturou Eichmann em Buenos Aires em 1960, e o trouxe a Israel.

"Agradeci, mas tendo Eichmann em mãos, não queria perdê-lo", revelou o atual ministro ao explicar o motivo pelo qual Israel não capturou Mengele, conhecido como "Anjo da Morte" por seus experimentos com judeus e ciganos reclusos em Auschwitz.

O coronel Eichmann, julgado e condenado à forca em Israel, foi o responsável pelas operações destinadas ao transporte de judeus aos campos de concentração na Europa, e foi um dos arquitetos da "solução final".

O Mossad ficou sem pistas de Mengele pouco depois que se soube da notícia da captura de Eichmann, embora se saiba que morreu no Brasil em 1979, após refugiar-se durante anos no Paraguai.

"Não posso dizer se houve alguma relação entre as notícias sobre a captura de Eichmann e o desaparecimento de Mengele", afirmou Eitan.

No entanto, ele ressaltou que "o certo é que desapareceu depois que a captura de Eichmann se tornou pública".

Eitan, de 81 anos, é conhecido por ser um dos agentes do Mossad envolvidos no planejamento e na execução do ataque ao reator nuclear iraquiano de Osirak, em 1981, e por liderar a operação que resultou no desaparecimento do armamento vendido e entregue pela Alemanha ao Egito, que naquela época, meados dos anos 60, não tinha assinado a paz com Israel. EFE db/ab/plc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG