Moscou sedia reunião multilateral sobre desarmamento nuclear norte-coreano

Moscou, 12 fev (EFE).- A Chancelaria russa anunciou hoje que Moscou vai sediar nos dias 19 e 20 de fevereiro uma reunião do grupo de trabalho para o desarmamento nuclear norte-coreano, processo estagnado desde o final de 2008.

EFE |

"Esta será uma nova reunião do grupo de trabalho, da qual participarão especialistas dos países participantes das conversas de seis lados para a solução do problema nuclear na península coreana", informa uma nota ministerial.

Especialistas da Rússia, Estados Unidos, Coreia do Norte, Coreia do Sul, China e Japão vão discutir os caminhos para fortalecer a paz e a segurança na península e na região, em geral.

"A atividade deste grupo é muito importante, já que fortalece a confiança entre as partes e, afinal de contas, contribuirá para avançar nas conversas de seis lados", informaram fontes diplomáticas à agência "Interfax".

O grupo de trabalho sobre paz e segurança na península coreana é um dos cinco criados nos históricos acordos assinados pelas seis partes em Pequim em fevereiro de 2007 e que abriram o caminho para a suspensão do programa nuclear norte-coreano.

Esta reunião será a primeira sobre o desarmamento nuclear norte-coreano desde a mudança de Governo nos Estados Unidos e coincidirá com a primeira viagem exterior da nova secretária de Estado, Hillary Clinton.

O atual processo de negociação de seis lados para a desnuclearização da Coreia do Norte está paralisado desde dezembro do ano passado, por causa das divergências sobre como verificar o inventário atômico do regime comunista.

Além disso, a tensão na península aumentou nos últimos dias, devido aos planos da Coreia do Norte de lançar um míssil de longo alcance, segundo informaram fontes sul-coreanas.

Aparentemente, poderia se tratar do míssil balístico Taepodong-2, com capacidade de levar ogivas nucleares e com um alcance de entre 4.300 e 6.000 quilômetros, podendo chegar às costas da Califórnia.

EFE io/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG