Moscou adverte que Pyongyang prepara novo lançamento de míssil

Moscou, 9 jun (EFE).- A Coreia do Norte parece estar preparando um novo lançamento de míssil, afirmaram hoje fontes diplomáticas russas.

EFE |

"Segundo os dados que estamos recebendo, existem indícios de que (na Coreia do Norte) estão ocorrendo preparativos de um lançamento de míssil", disse um funcionário do Ministério de Exteriores da Rússia à agência "Interfax".

O diplomata disse que um desses indícios é a recente proibição imposta a Pyongyang para navegar em determinados setores dos mares Amarelo e do Japão (mar do Leste).

A fonte indicou que a Coreia do Norte não informa oficialmente sobre o possível teste de míssil, mas lembrou que Pyongyang não hesitou em realizar recentemente testes nucleares, como tinha ameaçado, apesar dos protestos da comunidade mundial.

O funcionário lembrou que o regime norte-coreano também tinha anunciado sua intenção de efetuar o lançamento de um míssil balístico de longo alcance, e considerou provável esse teste.

A península coreana vive atualmente sob uma escalada tensão aberta após o segundo teste nuclear norte-coreano, em 25 de maio, depois do realizado em 2006, e o lançamento de vários mísseis de curto alcance.

Em resposta, o Conselho de Segurança da ONU está deliberando a imposição de sanções comerciais e financeiras à Coreia do Norte com um maior alcance do que as anteriores. EFE si/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG