Mortos por terremoto e tsunami passam de 3,3 mil no Japão

Segundo boletim oficial, mais de 6,7 mil estão desaparecidos; equipes seguem na busca por sobreviventes

iG São Paulo |

Subiu para 3.373 o número de mortes causadas pelo terremoto e pelo tsunami que atingiram o Japão no dia 11 de março, segundo boletim oficial divulgado nesta terça-feira. De acordo com o governo do país, 6.746 estão desaparecidos.

Estimativas indicam que o número de vítimas fatais pode ultrapassar 10 mil. Mais de 500 mil pessoas estão desabrigadas, enquanto dois milhões de residências permanecem sem eletricidade e quase o mesmo número, sem água.

As equipes de resgate continuam buscando sobreviventes. Nesta terça-feira, uma mulher de 70 anos foi resgatada com vida, quatro dias após o terremoto.

Segundo informações do site do jornal Asahi, a mulher foi resgatada na cidade litorânea de Otsuchi, na província de Iwate. O local foi destruído pelo tsunami que atingiu a região após o tremor de terra.

A idosa estava consciente e foi hospitalizada imediatamente após o resgate. Ela tinha apenas hipotermia, mas não corre risco de morte.

A TV japonesa também mostrou cenas de um jovem sendo resgatado com vida após ficar mais de 90 horas preso nos escombros da casa onde morava na província de Miyagi. Sem ferimentos, mas em choque, o jovem foi levado ao hospital.

Os resgates desta terça-feira reacenderam as esperanças das equipes que trabalham nos locais mais atingidos de encontrar mais sobreviventes. Na segunda-feira, um bebê de quatro meses já havia sido resgatado com vida em Ishimaki, também na província de Miyagi.

O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, disse que o desastre mergulha o país "na crise mais grave desde a Segunda Guerra Mundial".

Estimativas preliminares elevam os custos de recuperação da tragédia em dezenas de bilhões de dólares - um forte golpe para o país, em um momento em que a economia mundial dá sinais de retomada.

Com AFP e BBC

    Leia tudo sobre: japãoterremototsunamitremor

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG