Mortes por terremoto na Indonésia chegam a 57

CIKANGKARENG - Moradores de aldeias na Indonésia mantinham nesta quinta-feira frenéticas buscas por pessoas soterradas sob os escombros do violento terremoto da véspera, que matou pelo menos 57 pessoas e destruiu milhares de casas nas montanhas do oeste de Java.

Redação com agências internacionais |

As autoridades disseram que o número de vítimas fatais deve subir, já que algumas áreas litorâneas afetadas ainda não puderam ser contatadas depois do sismo de magnitude 7, que provocou pânico em diversas localidades, inclusive Jacarta.


População de vilarejo observa resgate de corpos

Na aldeia de Cikangkareng, cerca de 100 quilômetros ao sul da capital, o terremoto provocou um deslizamento que soterrou mais de 40 pessoas. Várias casas e uma mesquita estão sob os escombros, segundo uma testemunha da Reuters.

"Muitos dos nossos jovens foram soterrados sob o deslizamento. Precisamos de comida, não temos comida," disse o morador chamado Rohim.

Priyadi Kardono, porta-voz da Agência Nacional de Mitigação de Desastres, disse que é difícil resgatar sobreviventes ou corpos, por causa da dificuldade em usar adequadamente as máquinas que removem o entulho.

Ele alertou que o número de vítimas fatais ainda pode "mudar significativamente," devido à extensão dos danos.

O terremoto feriu cerca de 150 pessoas e danificou mais de 24 mil casas, escolas, escritórios, mesquitas e outros edifícios.

No distrito de Pangalengan, cerca de 130 quilômetros a sudeste de Jacarta, uma mulher que se identificou como Esti caiu em prantos ao voltar para sua casa e descobrir que só o telhado tinha permanecido intacto. "Realmente espero que o governo me ajude a reconstruir minha casa," disse ela.

"Anel de Fogo"

O epicentro do terremoto foi no mar, a cerca de 115 quilômetros a sudoeste de Tasikmalaya, a uma profundidade de cerca de 50 quilômetros.

O Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA primeiramente afirmou que o tremor atingiu 7,4 graus na escala Richter, mas logo depois revisou para 7 a intensidade do terremoto. O alerta de tsunami foi suspenso logo depois do terremoto.

Sismologistas detectaram um leve aumento do nível do mar em Pelabuhan Ratu, a oeste de Java, indicando que houve um pequeno tsunami no local.

Em dezembro de 2004, um terremoto na costa de Sumatra, na Indonésia, detonou uma tsunami que matou mais de 200 mil pessoas na Ásia.

A Indonésia está localizada na área conhecida como Anel de Fogo, no Pacífico, uma das áreas onde mais ocorrem terremotos e atividade vulcânica no mundo.

* Com Reuters, AP e informações da BBC Brasil

Leia mais sobre terremoto

    Leia tudo sobre: indonésiaterremoto

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG