Morreu Hua Guofeng, o primeiro sucessor de Mao à frente da China comunista

Hua Guofeng, primeiro sucessor do líder comunista chinês Mao Tsé-Tung depois da morte do Grande Timoneiro em 1976, morreu nesta quarta-feira, em Pequim, aos 87 anos, informou a agência Nova China, sem informar se a morte se deu por causas naturais.

AFP |

Nascido em 1921, entrou para o Partido Comunista Chinês no fim dos anos 30, durante a guerra contra os invasores japoneses.

Atuando como vice-primeiro-ministro em meados dos anos 70, Mao o designou como seu sucessor.

Sua era, no entanto, durou pouco, pois cinco anos depois foi substituído por Deng Xiaoping, que colocou à frente do governo e do Partido os homens com os quais lançaria as grandes reformas econômicas da China.

Em 1980, foi substituído por Zhao Ziyang no cargo de primeiro-ministro e, em 1981, por Hu Yaobang à frente do PC chinês. Em 1982, perdeu seu posto no Birô Político, apesar de continuar como membro do Comitê Central do Partido.

Hua se aliou com o grupo de Deng para acabar com a chamada "Camarilha dos Quatro", liderado pela viúva de Mao, Jiang Qing, que pretendia prosseguir com a política ultracoletivista da Revolução Cultural (1966-1976). A "Camarilha dos Quatro" foi presa em outubro de 1976.

Maoísta moderado, Hua tentou impulsionar uma abertura progressiva da economia chinesa, mas foi atropelado pela dinâmica de uma sociedade saturada por dez anos de perseguições e vinte anos de dificuldades econômicas.

mbx/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG