Morrem pelo menos 18 supostos insurgentes em operações no Afeganistão

CABUL - Pelo menos 18 supostos insurgentes morreram em várias operações militares da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf, na sigla em inglês) registradas no sul e no oeste do Afeganistão, informou nesta terça-feira a organização em comunicado.

EFE |

O confronto mais grave aconteceu na segunda-feira na zona de Now Zad, no sul do país, onde as forças da Isaf "observaram um grande número de insurgentes junto a um refúgio preparando munição" e "movimentando equipes".

"Um veículo aéreo não-tripulado (UAV, sigla em inglês) lançou um míssil Hellfire e matou 13 insurgentes", indicou na nota a organização, que destacou que não há informações sobre mortes de civis no ataque.

Outros três supostos insurgentes "armados" morreram na segunda-feira no distrito de Nad Ali, também no sul, quando se preparavam para tomar posições "previamente usadas para disparar", segundo a organização.

"Um UAV lançou um míssil Hellfire, eliminou a ameaça e o impacto causou um pequeno buraco no muro de um recinto", acrescentou a Isaf, que disse estar investigando ainda os danos.

Além disso, um suposto insurgente perdeu a vida também ontem na província de Kandahar, no sul do país, depois que um contingente entrou em contato com "uma ameaça iminente" após dar "várias advertências", sustentou a organização.

Um quarto fato ocorreu na segunda-feira no distrito de Shindand, na província de Herat, onde as tropas da Isaf "mataram a conhecidos insurgentes" no marco de uma campanha contra a rede insurgente no vale de Zeerko.

"Nenhum civil afegão sofreu danos nessas operações", assegurou a organização, que não precisou o número de falecidos em Shindand.

No Afeganistão morrem a cada ano milhares de pessoas vítimas do conflito dos insurgentes talebans contra o Exército regular afegão e as tropas internacionais em função no país.

Leia mais sobre: Afeganistão

    Leia tudo sobre: afeganistãoviolência

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG