Morrem 40 talebans em operação no oeste do Afeganistão

Cabul - Pelo menos 40 talebans morreram e outros 13 ficaram feridos em uma operação do Exército afegão e as tropas americanas na província de Farah (oeste do Afeganistão), disse hoje uma fonte militar.

EFE |

O fato aconteceu nesta segunda-feira na área de Shewan, situada no distrito de Bala Buluk, sitiada por tropas afegãs e americanas, disse à agência Efe o comandante do Exército para o oeste do Afeganistão, Jalandhar Shah Behnam.

Seis soldados afegãos também ficaram feridos durante o combate, que durou "horas", explicou Behnam.

O oficial Kher Muhammad Khawari assegurou à agência afegã AIP que entre os talebans falecidos se encontra o dirigente Shin Sher, enquanto outro líder, o mulá Sultan, ficou ferido.

As principais áreas de influência da insurgência estão no sul e leste do Afeganistão, as áreas nas quais predomina a etnia pashtun, mas os talebans protagonizaram este ano ataques por todo o território.

Na extensa província de Helmand, de onde supostamente chegaram esta centena de fundamentalistas, cerca de 4 fuzileiros americanos locados na Otan lançaram uma grande operação contra a insurgência em julho.

O general americano Stanley McChrystal, chefe das tropas estrangeiras, solicitou formalmente ao Pentágono um novo envio adicional de tropas para fazer frente aos insurgentes.

No Afeganistão há destacados cerca de 100 mil soldados estrangeiros, a maioria americanos.

Leia mais sobre: Afeganistão

    Leia tudo sobre: afeganistãoeuataleban

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG