O Império do Sol - Mundo - iG" /

Morre J.G. Ballard, autor de O Império do Sol

Londres, 19 abr (EFE).- O escritor J.

EFE |

G. Ballard, um dos grandes nomes da literatura britânica de ficção científica das últimas décadas, morreu hoje aos 78 anos após sofrer de uma longa doença, informou a agente do autor, Margaret Hanbury.

O autor de obras como "O Império do Sol" e "Crash", cujas adaptações ao cinema foram grandes sucessos em Hollywood, escreveu vários romances e contos ao longo da vida.

Ballard, que rejeitava o rótulo de ficção científica às suas obras e dizia que eram "um retrato da psicologia do futuro", ganhou fama mundial com "O Império do Sol", baseado nos anos que passou em um campo de concentração japonês na China quando era criança.

O filme "Crash - Estranhos Prazeres" (1996), de David Cronenberg, foi outra história que se baseou em um livro do autor e que foi adaptada ao cinema.

Ballard nasceu em Xangai, na China, em 1930, e, durante a Segunda Guerra Mundial, foi preso pelos invasores japoneses com a família, que fazia parte da comunidade britânica.

Os últimos trabalhos do autor "Super-Cannes", "Millennium People" e "Kingdom Come" foram sucesso nas livrarias, mas criticados nos círculos literários. EFE fpb/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG