Morre Jack Kemp, político e estrela do futebol americano

Washington, 3 mai (EFE).- O ex-congressista republicano Jack Kemp morreu aos 73 anos devido a um câncer, deixando para trás uma longa carreira política, durante a qual aspirou à Presidência e à Vice-Presidência dos Estados Unidos, e esportiva, como estrela do futebol americano.

EFE |

Kemp morreu no sábado após as 19h de Brasília em casa, em Bethesda (Maryland), nos arredores de Washington, cercado pela família, informou hoje seu porta-voz, Marci Robinson.

Em janeiro, seu escritório anunciou que Kemp tinha um câncer, que, naquele momento, já estava em estado avançado e havia afetado vários órgãos do ex-congressista por Nova York, segundo seu ex-assessor para a campanha eleitoral Edwin Feulner.

Ex-quarterback do Buffalo Bills, Kemp representou Nova York durante nove legislaturas na Câmara de Representantes dos EUA, até que se retirou em 1988, para se dedicar à campanha eleitoral daquele ano.

Kemp também foi secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano na Administração de George Bush pai.

O ex-presidente expressou hoje seu pesar e "tristeza" pela morte de Kemp, e disse que ele "será lembrado por suas grandes contribuições à revolução de Reagan e sua firme dedicação aos princípios conservadores durante sua longa e distinta carreira".

A atuação de Kemp em campo lhe valeu o prêmio de Jogador Mais Valioso (MVP, em inglês) da liga de futebol americano, em 1965, e um lugar no hall da fama do Buffalo Bills.

Kemp, que se casou com Joanne Main, que conheceu na universidade, deixou quatro filhos. EFE cae/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG