Morre Jack Jones, importante líder sindical britânico

Londres, 22 abr (EFE).- Jack Jones, um dos mais importantes líderes do sindicalismo britânico e combatente antifranquista na guerra civil espanhola, morreu na noite desta terça-feira, aos 96 anos, informou seu filho.

EFE |

Jones, que deixou em 1978 seu posto de secretário-geral do poderoso sindicato Transport and Geral Workers Union (TGWU), se dedicou após sua aposentadoria à defesa dos direitos dos aposentados.

Filho de um estivador, Jones nasceu em Liverpool, em 1913, e deixou a escola aos 14 anos para trabalhar como aprendiz de mecânico.

Jones filiou-se muito jovem ao Partido Trabalhista e envolveu-se em atividades sindicais para trabalhar algum tempo como seu pai, como estivador no porto de Liverpool.

Com a explosão da guerra civil espanhola, Jones foi lutar ao lado dos republicanos e ficou ferido na batalha do Ebro em 1938.

Jones foi vereador em Liverpool no final dos anos 30, antes de dedicar-se à TGWU como organizador e de ser nomeado membro do executivo nacional do Partido Trabalhista, no qual militou entre 1964 e 1967.

Em 1969, foi eleito secretário-geral desse sindicato, o mais poderoso do Reino Unido, cargo que ocupou até sua aposentadoria, em 1978.

Jones rejeitou um convite para fazer parte da Câmara dos Lordes, instituição que qualificou de "totalmente antidemocrática". EFE jr/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG