Morre Irving Kristol, pai do neoconservadorismo americano

WASHINGTON - O mentor emblemático dos conservadores dos EUA, Irving Kristol, grande referência intelectual para muitos políticos republicanos durante as últimas décadas, morreu na sexta-feira, aos 89 anos, vítima de câncer no pulmão.

Redação com EFE |

AP
Irving Kristol, em foto de arquivo
Irving Kristol, em foto de arquivo

Foi seu filho, William Kristol, ativista de direita e diretor do influente semanário conservador "The Weekly Standard", que anunciou neste sábado o falecimento.

"Neoconservador"

Irving Kristol, filho de imigrantes judeus do Leste da Europa nascido em Nova York em 1920, ficou conhecido como o primeiro "neoconservador" após passar por uma evolução ideológica que foi do leninismo de sua juventude ao liberalismo e anticomunismo, primeiro, e depois ao conservadorismo, inspirando grande parte das últimas gerações da direita americana.

Após participar da Segunda Guerra Mundial, na Europa, foi diretor da revista, então liberal, Commentary, órgão dos intelectuais judeus de Nova York.

Depois, na Grã-Bretanha em 1953, fundou a revista anticomunista Encounter, que gozou de subvenções secretas da CIA, mas sem o conhecimento de Kristol, segundo ele sempre afirmava.

Durante a Guerra do Vietnã, Kristol abandonou o Partido Democrata e passou ao Republicano, dando seu apoio à reeleição de Richard Nixon em 1972.

Política externa

As ideias de Kristol enfatizam a política externa como aspecto mais importante nas responsabilidades de um governo, com o fim de manter o papel dos Estados Unidos como única superpotência, condição indispensável para a manutenção da ordem mundial.

Essa influência de Kristol fez-se sentir durante os dois mandatos de Ronald Reagan (1981-1989), em cuja administração abundaram discípulos seus.

Também serviu de mentor intelectual para muitos dos colaboradores do presidente George W. Bush (2001-2009), que lhe outorgou em 2002 a Medalha Presidencial da Liberdade.

Leia mais sobre Irving Kristol

    Leia tudo sobre: euairving kristolmorte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG