Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Morre Françoise Demulder, primeira fotógrafa a obter o World Press Photo

Paris, 4 set (EFE).- A fotógrafa Françoise Demulder, a primeira mulher a obter o World Press Photo, mais importante prêmio de fotojornalismo do mundo, morreu na quarta-feira, em Paris, aos 61 anos, informaram hoje os organizadores do festival de fotografia Visa pour Limage Perpignan.

EFE |

Uma foto em preto e branco tirada em 1971, em Beirute, durante a guerra do Líbano, na qual uma mulher coberta com um véu suplica ajuda ao céu diante de um soldado enquanto, atrás dela, queima o bairro palestino da cidade, foi a imagem que a tornou mundialmente famosa.

"Foi então quando começou a odiar a guerra, mas se sentiu obrigada a documentá-la, para mostrar como sempre o inocente sofre, enquanto o rico torna-se mais e mais rico", afirma a Fundação World Press Photo em seu site.

O diretor do festival de fotojornalismo de Perpignan e amigo da fotojornalista, Jean-François Leroy, disse que "Françoise queria saber tudo, compreender tudo".

Demulder começou sua carreira durante a Guerra do Vietnã, depois no Camboja e acompanhou muito de perto a informação sobre o falecido líder palestino Yasser Arafat. EFE jaf/an

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG