Morre fotógrafo húngaro-americano Cornell Capa

Nova York, 23 mai (EFE).- O fotógrafo Cornell Capa, que seguiu os passos de seu irmão Robert na revista Life e fundou o Centro Internacional de Fotografia (ICP, na sigla em inglês) em Nova York, faleceu hoje em Manhattan aos 90 anos de idade, informou o ICP.

EFE |

"O mundo perdeu um grande fotógrafo e um grande humanitário", declarou o diretor do ICP, Willis Hartshorn, ao anunciar a morte em comunicado.

Nascido em 10 de abril de 1918 em Budapeste (Hungria), seu nome original era Kornel Friedman. Foi substituído para Cornell Capa devido à aquisição, em 1944, de cidadania americana.

Desde jovem esteve ligado ao trabalho de Robert, seu irmão mais velho, e de outros fotógrafos como Henri Cartier-Breson em Paris, imprimindo instantâneas em papel.

Capa se mudou em 1937 para Nova York e começou a trabalhar no laboratório da revista "Life", onde conheceu outros fotógrafos cujos trabalhos exerceram nele uma notável influência e despertaram o interesse necessário para que realizasse suas próprias instantâneas.

Em 1946 passou a fazer parte do time de fotógrafos da "Life" e viajou de forma intensa por Estados Unidos e Inglaterra.

Em 1953 fez sua primeira viagem à América Latina, iniciando assim uma relação com a região que se prolongaria por mais de duas décadas.

Com a morte de Robert em 1954, Capa deixou a "Life" e passou a chefiar a agência "Magnum", da qual seu irmão tinha sido um dos fundadores e que contava com uma renomada equipe de jornalistas.

Em 1974 criou o CIP, entidade que se dedicou desde então a mostrar trabalhos de outros fotógrafos, desenvolver programas educativos, estudar essa forma de expressão e preservar arquivos e coleções de imagens.

Capa escreveu em 1963 que a câmera fotográfica era um instrumento capaz de ter muitos usos e que tinha se interessado por fotografar a vida cotidiana de seus semelhantes e o mundo que o cercava, "tratando de extrair deles beleza e qualquer outra coisa de interesse permanente". EFE vm/fr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG