Morre Alexis II, patriarca ortodoxo de todas as Rússias

O patriarca de Moscou e de todas as Rússias, Alexis II, líder da maior igreja ortodoxa do mundo, faleceu nesta sexta-feira aos 79 anos, anunciou a secretaria de imprensa do patriarcado.

Redação com agências internacionais |

"O santo patriarca faleceu de manhã em sua residência de Peredelkino (perto de Moscou)", afirmou o diretor do serviço de imprensa, Vladimir Viguilianski.

Alexis II, muito ligado ao primeiro-ministro e ex-presidente Vladimir Putin, dirigia a maior igreja ortodoxa russa desde 1990. Restabeleceu, com o apoio do Kremlin, a infuência de sua igreja em um país que saía de 70 anos de ateísmo do regime soviético.


Foto de janeiro de 2008 mostra Alexis II / AP

"Estou emocionado, tinha um imenso respeito por ele", declarou à agência Interfax o último presidente soviético, Mikhail Gorbachov, pai da 'perestroika', que permitiu a abertura do regime.

Alexis II era uma figura muito respeitada na Rússia e muito presente na política e nos meios de comunicação. Durante sua gestão teve momentos de tensão com os católicos, que acusava de atividades "proselitistas" na Rússia, e se negou a receber o papa João Paulo 2º. Uma aproximação com o Vaticano era esboçada desde a eleição de Bento 16.

No entanto, em junho, Alexis II reiterou que o "proselitismo" católico representava um "problema nas terras tradicionalmente ortodoxas da Rússia e de outros países" da hoje extinta União Soviética.

"Dor e tristeza"

A Cidade do Vaticano expressou nesta sexta-feira "dor e tristeza" pela morte do patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, informaram fontes oficiais da Santa Sé, que precisaram que, nas próximas horas, será divulgado um comunicado e os pêsames do papa Bento 16 .

À espera desse comunicado oficial, o secretário do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, Brian Farrell, afirmou que Alexis II dirigiu a Igreja Ortodoxa Russa em um período de grandes mudanças, e soube fazer isso com "com senso de responsabilidade e amor à tradição russa".

Leia mais sobre Alexis II

    Leia tudo sobre: alexis ii

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG