Morre Abdel Aziz al-Hakim, líder do Conselho Supremo Iraquiano

Cairo, 26 ago (EFE).- O líder do partido xiita Assembléia Suprema Islâmica do Iraque, Abdel Aziz al-Hakim, morreu hoje na capital iraniana, Teerã, após uma longa doença, informou a televisão oficial iraquiana Al Iraqiya.

EFE |

Hakim, de 56 anos, estava em Teerã para receber tratamento médico, depois que seu estado de saúde piorou consideravelmente na última semana por causa de um câncer de pulmão.

A Assembléia Suprema Islâmica do Iraque é a mais poderosa e influente organização política do Iraque. Seu braço militar, as Brigadas Badr, lutou contra o regime de Saddam Hussein no final dos anos 80 e início dos 1990 a partir de suas bases no Irã.

Hakim substituía como líder da organização seu irmão Mohammed Baqer, assassinado em agosto de 2003 com um carro-bomba na cidade santa xiita de Najaf, no sul do Iraque.

Quando Saddam foi deposto, em abril de 2003, Hakim estava entre os 25 membros que constituíram o Conselho de Governo, uma espécie de Governo de transição, nomeado por Paul Bremer.

Hakim foi líder do maior grupo parlamentar iraquiano, a Aliança Iraquiana Unida, substituída há dois dias por uma nova coalizão de partidos: a Coalizão Nacional Iraquiana.

A Assembléia Suprema Islâmica do Iraque, próxima ao Irã, é um dos pilares fundamentais desta nova coalizão. EFE nq-jrg/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG