progressos importantes no Oriente Médio - Mundo - iG" /

Moratinos diz que é um momento de progressos importantes no Oriente Médio

Beirute, 27 jun (EFE).- O ministro de Exteriores espanhol, Miguel Ángel Moratinos, afirma em artigo publicado hoje em vários jornais libaneses que o Oriente Médio entrou em uma nova etapa, na qual assistimos a uma sucessão de progressos importantes.

EFE |

O chefe da diplomacia espanhola se refere, em seu artigo, à reconciliação libanesa entre as forças opositoras e a maioria parlamentar, os contatos entre a Síria e Israel para retomar as conversas de paz, bloqueadas desde 2000, assim como as conversas entre israelenses e palestinos.

"No mês passado, assistimos a uma sucessão de progressos importantes. O Líbano elegeu por consenso o presidente Michel Suleiman, uma pessoa que acho capaz, com a ajuda de todas as outras forças políticas, de unir os libaneses ao redor de um projeto comum", disse Moratinos.

A oposição e a maioria libanesas colocaram fim a 18 meses de crise em maio, na cidade de Doha, capital do Catar, onde decidiram a escolha de um novo presidente, a formação de um Governo de união nacional e a elaboração de uma nova lei eleitoral.

Além disso, Moratinos destacou que "a Síria e Israel confirmaram de modo oficial os contatos que mantêm através da Turquia, e constatamos que as negociações israelense-palestinas prosseguem a um bom ritmo".

Para o chefe da diplomacia espanhola "o Oriente Médio vive hoje um profundo processo de transformação, tanto interno quanto externo".

"Atualmente, os atores regionais definem seus compromissos e os EUA continuam sendo uma referência indispensável, mas não a única", disse Moratinos.

Além disso, colocou a necessidade de voltar a considerar o papel e a intervenção da comunidade internacional na região.

"Os EUA e a União Européia deveriam iniciar um verdadeiro diálogo estratégico e elaborar um plano de ação diferente do que existe atualmente", disse Moratinos. EFE ks/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG