Morales saúda encontro Lula-Obama

O presidente boliviano, Evo Morales, saudou nesta sexta-feira a gestão de seu colega Luiz Inácio Lula da Silva junto ao líder dos Estados Unidos, Barack Obama, para melhorar a relação de Washington com a região.

AFP |

"Saúdo a iniciativa do companheiro Lula", disse Morales em La Paz sobre a possível gestão do líder brasileiro no seu encontro deste sábado com Obama, em Washington, em favor de Bolívia, Cuba e Venezuela.

Morales destacou que Lula "fará isto por iniciativa própria, e não a seu pedido", mas reconheceu que a gestão "é bem-vinda".

O presidente salientou que "algo que devem saber, tanto Lula como Obama, é que qualquer relação bilateral (com os EUA) tem que ser baseada no respeito". "Não vamos aceitar chantagem, condições, e muito menos complôs e conspirações".

Morales tem afirmado que a oposição, com o apoio da embaixada dos Estados Unidos em La Paz, deflagrou "um golpe de Estado civil contra seu governo, quando invadiu repartições públicas e ocupou aeroportos em cinco das nove províncias da Bolívia, em setembro passado.

jac/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG