vocação antiimperialista ao receber título no Panamá - Mundo - iG" /

Morales reitera vocação antiimperialista ao receber título no Panamá

Panamá, 19 set (EFE).- O presidente da Bolívia, Evo Morales, reiterou hoje que é antiimperialista e que não tem medo do poder que o enfrenta, ao receber o título de doutor honoris causa em Humanidades na Universidade do Panamá.

EFE |

Morales chegou na madrugada de hoje ao Panamá para fazer uma breve visita de oito horas. Nesse período, aproveitou para se reunir com o presidente panamenho, Martín Torrijos, e receber a máxima distinção oferecida pela universidade pública, como "apoio à luta do povo e do Governo bolivianos", segundo declarou o reitor da mesma durante a cerimônia.

"Declaro publicamente que sou antiimperialista. Ninguém vai me fazer mudar e não tenho nenhum medo do império", afirmou Morales, que esclareceu que não é uma questão de capricho, soberba ou prepotência sua, mas sim "de nossos irmãos indígenas que lutaram mais de 500 anos por sua liberdade".

Morales destacou ainda que a luta dos povos indígenas "é contra o neoliberalismo e o imperialismo", porque "onde está o capitalismo não há desenvolvimento e só existe exploração".

Em seu discurso de agradecimento, o presidente boliviano relembrou suas origens, sua formação como líder sindical e seu início na carreira política, que o levou a ocupar a Presidência de seu país, algo que, segundo afirmou, "ainda não" consegue "crer".

EFE fa/fr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG