Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Morales pede união Bolívia-Paraguai-Uruguai para equilibrar assimetrias

O presidente boliviano, Evo Morales, pediu, nesta sexta-feira, que Uruguai, Paraguai e Bolívia se articulem para equilibrar melhor suas assimetrias frente às lideranças e economias de Brasil, Argentina e Venezuela, após a posse do novo presidente paraguaio, Fernando Lugo.

AFP |

"Se falarmos com Paraguai, com Uruguai, temos muita vontade de gestar esse pequeno movimento chamado 'Urupabo' (iniciais dos três países), com os pequenos países na América do Sul", para que suas iniciativas sejam ouvidas pelos países maiores, disse Morales, em entrevista coletiva, em Assunção.

"Reconheço as lideranças de Brasil, Argentina, Venezuela, somos muito respeitosos, eles também são muito respeitosos, mas como acompanhar, às vezes, as grandes iniciativas, ou os grandes problemas, dos países pequenos? Que se reúnam para uma tarefa específica, para (fazer) entender as necessidades que os países pequenos da América do Sul têm", completou.

O presidente uruguaio, Tabaré Vazquez, que também assistiu à posse de Lugo, propôs aprofundar com o Paraguai as reivindicações de ambos os países para nivelar as assimetrias no Mercosul.

"Um dos eixos das relações entre ambos os países (Uruguai e Paraguai) é a luta para buscar a eliminação dessas assimetrias", declarou Vazquez.

ym/tt/LR

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG