com força - Mundo - iG" /

Morales pede a Putin para que Rússia volte à América Latina com força

O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse hoje que pediu ao primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, para que o país volte com força à América Latina durante o encontro entre ambos em Caracas na sexta-feira passada.

EFE |

Morales relatou o pedido após votar nas eleições regionais e municipais bolivianas na cidade de Villa 14 de Septiembre, na região central da Bolívia.

"As relações com a Rússia sempre foram boas. Eu pedi nesta reunião com o primeiro-ministro da Rússia que haja uma maior presença da Rússia na América Latina, que a Rússia volte com força à América Latina", disse o presidente boliviano.

Morales informou que pediu a Putin um "relançamento" das relações bilaterais entre Bolívia e Rússia nos planos diplomático, comercial, de investimentos e de cooperação.

Nesse marco, o presidente da Bolívia ressaltou que uma delegação de ministros do país estará em Moscou entre os dias 25 e 28 deste mês para iniciar negociações sobre futuros investimentos russos no setor energético boliviano.

Em sua viagem, os ministros também buscarão concretizar o empréstimo de US$ 100 milhões solicitado pelo Governo boliviano para equipar e modernizar as Forças Armadas do país e para a compra de um novo avião presidencial.

A delegação boliviana também dialogará sobre a oferta do Governo russo de instalar na Bolívia um aeroporto internacional e um centro de manutenção para os aviões russos que voam na América do Sul, projeto que exigirá um investimento de US$ 5 milhões. 

    Leia tudo sobre: evo morales

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG