Morales faz juramento de 2º mandato como presidente da Bolívia

La Paz, 22 jan (EFE).- O presidente da Bolívia, Evo Morales, renovou seu mandato no cargo após fazer seu juramento em cerimônia oficial realizada na Assembleia Legislativa Plurinacional (Parlamento boliviano).

EFE |

Morales iniciou hoje um novo mandato para o período 2010-2015 em um ato que contou com a presença dos presidentes de Venezuela, Equador, Chile e Paraguai e do herdeiro da Coroa espanhola, o príncipe Felipe de Borbón, entre outros convidados estrangeiros.

Na cerimônia, o governante estreou faixa e medalha presidenciais como símbolos do Estado Plurinacional estabelecido na nova Constituição do país e que Morales inaugura nesta segunda gestão.

A antiga faixa e medalha presidencial foram entregues por Morales e transferidas ao Palácio de Governo.

Fiel ao seu estilo, Morales vestia roupas escuras e adornos com motivos da cultura indígena boliviana. Ele jurou seu cargo "pela pátria e pelo povo boliviano" com a mão esquerda erguida e a mão direita sobre o coração, sinal que identifica seu partido, o Movimento ao Socialismo (MAS).

Antes, Álvaro García Linera renovou seu mandato como vice-presidente da Bolívia, cargo que acumula com a Presidência da Assembleia Legislativa Plurinacional, integrada pelo Senado e pela Câmara dos Deputados.

Nos arredores da Praça Murillo, onde fica a Assembleia Legislativa, milhares de eleitores de Morales, entre eles muitos indígenas de várias regiões da Bolívia, receberam com alegria o novo mandato do presidente. EFE sam-ja/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG