Morales diz que Lula e Chávez são iguais

O presidente boliviano, Evo Morales, afirmou nesta quarta-feira que não existe diferença entre seus colegas Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez (Venezuela), exceto por algumas ações públicas e particulares.

AFP |

"O que Chávez faz publicamente, Lula também faz, mas em silêncio. Não há nenhuma diferença entre Lula e o companheiro Chávez", disse o líder boliviano em entrevista coletiva no Palácio Quemado de La Paz.

Morales também minimizou as críticas sobre sua estreita relação com o presidente venezuelano, incluindo a formulada recentemente pelo sociólogo francês Alain Touraine, que o aconselhou a se afastar da Venezuela e pediu ao Brasil que "ajude a Bolívia, antes que seja destruída por Chávez".

"Sou anti-Chávez e pró-Morales", disse Touraine, diretor da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris.

Morales respondeu que "não vai se distanciar de qualquer presidente, exceto (do presidente dos Estados Unidos, George W.) Bush, porque tem uma política intervencionista criminosa".

"Estou convencido: primeiro (o líder cubano) Fidel (Castro) e, depois, Chávez são personagens para libertar os povos".

O líder boliviano também saudou a chegada do presidente equatoriano, Rafael Correa, e do presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, a essa corrente política.

jac/LR/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG