melhor instrumento do império - Mundo - iG" /

Morales diz que Farc são o melhor instrumento do império

La Paz, 24 ago (EFE).- O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse hoje que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) são o melhor instrumento do império, em alusão aos Estados Unidos, porque se transformou no pretexto para a presença de militares americanos em território colombiano.

EFE |

"Tomara que esse movimento armado possa fazer uma profunda reflexão. Lamento muito dizer: é o melhor instrumento do império neste momento", disse Morales em entrevista coletiva concedida na residência oficial boliviana, em La Paz.

O presidente da Bolívia também ratificou sua rejeição ao acordo entre EUA e Colômbia que permitirá o uso de pelo menos sete bases militares colombianas por tropas americanas e anunciou que defenderá esta postura na cúpula da União de Nações Sul-americanas (Unasul), que será realizada em Bariloche (Argentina) nesta sexta-feira.

Morales sustentou que não apoia a forma de lutar das Farc porque, para ele, é preciso recorrer às urnas e à consciência dos povos para conduzir as "mudanças estruturais" e transformações sociais em vez de pegar em armas.

Segundo o governante boliviano, a presença militar americana na América do Sul contribui para a "presença política" dos EUA para "conspirar" contra outros Governos, como teria ocorrido, segundo ele, com o golpe de Estado em Honduras.

O presidente boliviano sustenta que a derrubada de Manuel Zelaya em Honduras foi motivada pelo Comando Sul dos EUA.

Na cúpula da Unasul em Bariloche, os líderes presentes "seguramente vão alertar para as consequências da presença militar dos EUA na América do Sul e na América Latina", apontou Morales.

"Haverá um duro debate sobre a dignidade e soberania de toda a América do Sul", previu o presidente da Bolívia. EFE ja/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG