piores presidentes do mundo - Mundo - iG" /

Morales diz que Alan García e Bush são piores presidentes do mundo

La Paz, 22 jun (EFE).- O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou hoje que o chefe de Estado peruano, Alan García, e o ex-líder dos Estados Unidos George W.

EFE |

Bush estão entre "os piores presidentes do mundo".

Em discurso em Totora, Cochabamba, centro, transmitido pela rádio estatal, Morales insistiu em que não tem por que se desculpar por criticar o sistema capitalista e os tratados de livre-comércio com aqueles que considera "os piores presidentes do mundo (...), se não é George Bush nos Estados Unidos, agora (é) Alan García".

As relações entre Bolívia e Peru passam por um momento delicado devido à troca de acusações entre os Governos por causa do refúgio concedido por Lima a três ex-ministros bolivianos reivindicados pela justiça de La Paz e dos confrontos em Baguá, em solo peruano, que já deixaram 34 mortos (24 policiais e 10 indígenas).

Esta tensão levou o Governo de Alan García a chamar a consultas seu embaixador em La Paz, depois que Morales qualificasse o conflito de Baguá de "genocídio".

A Chancelaria do Peru quer que o presidente boliviano peça desculpas pela afirmação, depois que as Nações Unidas afirmaram que "não existem elementos" para qualificar de "genocídio" o ocorrido.

EFE sam/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG