Morales critica países africanos que aceitaram resoluções de Copenhague

La Paz, 20 dez (EFE).- O presidente da Bolívia, Evo Morales, criticou hoje os países africanos que aceitaram a resolução da cúpula da ONU sobre mudança climática (COP15), realizada em Copenhague, em troca de cheques de cooperação para seus países.

EFE |

Durante um evento na região de Chuquisaca, Morales disse que a cúpula "fracassou", já que os países "capitalistas" não aceitaram mudar aquelas políticas de desenvolvimento que, segundo o líder, afetam o meio ambiente.

Além disso, criticou "alguns presidentes" africanos que buscam financiamento para atender as demandas internas em seus países "sem pensar no futuro das novas gerações".

"O grande problema é que alguns presidentes da África estão esperando seu 'chequezinho' dos EUA e de alguns países europeus. Eu lhes disse que todos os presidentes precisam de dinheiro para investir, mas, quando falamos de mudança climática, o que é mais importante, o dinheiro ou o clima?", perguntou.

Morales pediu que os países da África não se deixem "chantagear" com cooperação financeira para aceitar "este tipo de mudança climática profunda que vai afetar a humanidade".

"Felizmente, os países da África se dividiram. Antes, não havia esse debate, antes chegava o 'império' (EUA), fazia a proposta e aceitavam. Isso se quebrou em nível internacional", disse.

Morales disse que explicou a alguns presidentes africanos que a Bolívia melhorou seu nível de receita pública através da recuperação para o Estado da propriedade dos recursos naturais.

Expressou seu desejo de que os dirigentes sindicais bolivianos aprendam a falar inglês para "conscientizar" seus colegas de outros países a se mobilizar e nacionalizar seus recursos naturais.

O presidente boliviano reiterou sua proposta de realizar um referendo mundial sobre a mudança climática e antecipou que promoverá "uma grande mobilização internacional para defender o meio ambiente". EFE gb/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG