Morales convoca opositores à reunião sobre autonomias

La Paz, 11 fev (EFE).- O presidente da Bolívia, Evo Morales, convocou hoje os governadores departamentais (estaduais) a uma reunião na próxima sexta-feira em La Paz para discutir a implantação das autonomias com a nova Constituição.

EFE |

"Esperamos que na próxima sexta-feira possamos acordar a implantação do Estado plurinacional autônomo", afirmou Morales.

Os convocados para o encontro são os governadores de Beni, Ernesto Suárez; Chuquisaca, Savina Cuéllar; Santa Cruz, Rubén Costas , e Tarija, Mario Cossío, todos opositores ao presidente.

Alguns dos objetivos do diálogo serão avançar na criação do Conselho Nacional Autônomo e trabalhar na minuta sobre a lei de autonomias.

Morales fez o anúncio durante um ato no Palácio de Governo no qual nomeou o ex-ministros de Hidrocarbonetos Saúl Ávalos como novo vice-ministro de Autonomias e Rosario Ricaldi, vice-ministra de Organização Territorial.

Antes de saber do convite de Morales, Costas já havia antecipado que não iria a nenhuma reunião com o Governo, com o argumento de que "não se pode negociar" competências do estatutos autônomos que sua região aprovou no ano passado. EFE lav/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG