Morales convida para reunião opositora que venceu em Chuquisaca

La Paz, 2 jul (EFE) - O presidente da Bolívia, Evo Morales, convidou hoje a indígena quíchua opositora Savina Cuéllar, vencedora das eleições para a Prefeitura (governo) de Chuquisaca, a se reunir amanhã para debater o desenvolvimento da região.

EFE |

"Cumprimentamos e reconhecemos o triunfo da irmã e companheira Savina Cuéllar como nova governadora de Chuquisaca", disse Morales aos jornalistas no Palácio do Governo.

Segundo relatório divulgado hoje pela Corte Nacional Eleitoral, Cuéllar venceu o pleito em Chuquisaca com 51,5% dos votos, enquanto o candidato governista Walter Valda obteve 44%.

A líder opositora, de 45 anos, conquistou a Prefeitura em representação das instituições regionais cívicas opositoras e autonomista de Chuquisaca e sua capital, Sucre.

Essas organizações lideraram vários protestos contra Morales e seus ministros, rejeitando suas presenças em Sucre e impedindo a realização de atos políticos nessa cidade.

O chefe de Estado disse que pretende se reunir com Cuéllar "para programar com a nova governadora o desenvolvimento do departamento de Chuquisaca" e quer que aceite a reunião para quinta-feira com o objetivo de "recolher suas iniciativas".

Cuéllar, que está à frente de uma Prefeitura-chave na briga entre Morales e a oposição, também foi convidada por cinco governadores regionais opositores autonomista a se reunir nesta sexta-feira na cidade de Cochabamba.

Morales festejou ainda o fato de seu candidato ter obtido 44%, com um forte respaldo no campo, já que, em 2005, seu partido tinha recebido no estado 42% dos votos.

Chuquisaca realizou no último domingo eleições departamentais antecipadas para escolher o novo governador, depois que o titular anterior, o governista David Sánchez, renunciou ao cargo e fugiu do país em novembro. EFE ja/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG