Morales convida funcionários da ONU a mascar coca

La Paz, 17 mar (EFE).- O presidente Evo Morales convidou hoje os membros da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife) da ONU a visitar a Bolívia para compartilhar o costume de mastigar folhas de coca e serem mais saudáveis e inteligentes, respeitando a diversidade cultural no mundo.

EFE |

O líder falou do assunto em um discurso na cidade de Caranavi, zona produtora de coca no departamento (estado) de La Paz. Assim como em outras partes do país, mascar a folha é um hábito.

"Quero dizer (...) aos membros da Jife que venham mascar coca na Bolívia, quando eles mascarem serão mais saudáveis e inteligentes e, assim, respeitarão e entenderão a diversidade social do mundo e respeitarão nossa identidade", afirmou o presidente boliviano.

Na terça feira, o embaixador boliviano na ONU, Pablo Solón, lembrou que em 2007 a Jife pediu formalmente à Bolívia que "ensine sua população a não mastigar a folha de coca", considerada pela organização um "atentado" à cultura boliviana.

O Governo da Bolívia rejeitou várias vezes os pedidos de proibição, pois considera mascar coca parte da cultura do povo.

A folha de coca, que também é cultivada no Peru e na Colômbia, foi penalizada pela ONU em 1961. A organização considera a planta entorpecente já que contem os alcalóides usados na elaboração da cocaína. EFE ja/pb/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG