Morales anuncia mobilizações simultâneas contra referendo autonomista

La Paz, 11 abr (EFE).- O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou hoje mobilizações simultâneas em várias cidades do país no próximo dia 4 de maio, contra o referendo autonomista da região opositora de Santa Cruz, previsto para esse mesmo dia.

EFE |

O líder fez o anúncio na localidade de Chulumani, situada no departamento de La Paz, em discurso no qual criticou o processo autonomista dos líderes de Santa Cruz e reivindicou, por outro lado, autonomias com "unidade, eqüidade, solidariedade e igualdade".

"Os movimentos sociais organizarão uma grande concentração em cada capital de departamento pela unidade do país, frente à consulta autonomista de Santa Cruz", disse Morales, que a qualificou como uma "enquete" ou "pesquisa de opinião" porque não é constitucional.

"Eles têm direito de fazer sua pesquisa, mas, sobretudo, os bolivianos tem a obrigação de defender a unidade do país", disse o líder ao pedir "firmeza" e "disciplina" aos movimentos sociais para participar dessas concentrações do dia 4 de maio.

A consulta autonomista de Santa Cruz foi convocada pela Prefeitura (Governo) e pela Corte Departamental Eleitoral de Santa Cruz que defenderam sua legalidade, apesar de não terem o reconhecimento do Governo, do Congresso, nem da Corte Nacional Eleitoral. EFE ja/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG