eixo do mal - Mundo - iG" /

Morales afirma que nove países latino-americanos formam eixo do mal

LA PAZ - O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou, nesta sexta-feira, que atualmente nove países da América Latina integram o eixo do mal. De acordo com ele, o apelido foi colocado no bloco da Aliança Bolivariana para as Américas (Alba) pelo ex-presidente dos Estados Unidos George W. Bush.

EFE |

Reuters
Evo Morales em cerimônia do governo de entrega de 170 ambulâncias

Em um ato de comemoração dos 30 anos da principal organização sindical camponesa boliviana, Morales lembrou que o bloco "anti-imperialista" da Alba foi criado inicialmente pelos líderes de Cuba, Fidel Castro, e da Venezuela, Hugo Chávez.

"O ex-presidente dos EUA não o nomeou grupo Alba, mas 'eixo do mal'. A Bolívia se incorporou e o eixo do mal começou a crescer.

Agora somos nove países, nove presidentes no 'eixo do mal' chamado Alba", ironizou o líder.

Nesta sextam o presidente boliviano confirmou que a próxima reunião dos nove países será realizada em setembro em Cochabamba, ao centro da Bolívia, apesar de ainda não ter sido fixada uma data para o encontro.

Ele também anunciou que os movimentos sociais e indígenas dos países que formam o bloco realizarão uma cúpula paralela à reunião dos governantes.

Venezuela e Cuba fundaram a Alba em dezembro de 2004, em oposição à Área de Livre Comércio das Américas (Alca) promovida pelos Estados Unidos. A Bolívia aderiu ao bloco em 2006.

Além disso, fazem parte do mesmo Nicarágua, Honduras, Dominica, São Vicente e Granadinas, Antígua e Barbuda e Equador, que entrou nesta semana no bloco, durante uma cúpula realizada na Venezuela.


Leia mais sobre Alba

    Leia tudo sobre: albabushevo morales

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG