Moradores do norte de Gaza fogem de tanques israelenses

Jerusalém - Os habitantes do norte de Gaza fugiram apavorados após a entrada de tanques israelenses apoiados por bombardeios aéreos, informou à Agência Efe um ativista e morador da Faixa que entrou em contato por telefone com Jerusalém.

EFE |

"No antigo assentamento de Duvit, entraram tanques que levaram muitas pessoas a fugir de suas casas", disse à EFE Alberto Arce, ativista espanhol que se encontra na sede do Crescente Vermelho do campo de refugiados de Jabalya.

Segundo Arce, as pessoas correu para a avenida de Salah ad-Din (a principal do campo), "carregada com cobertores e bolsas de plástico".

Jabalya foi um dos primeiros locias do território palestino a sofrer a invasão das tropas terrestres israelenses, que foi precedida de uma dura ofensiva aérea que deixou diversos mortos e dezenas de feridos.

Segundo Arce, de 32 anos, "os motoristas das ambulâncias foram os primeiros que nos confirmaram que, junto aos F-16 e os bombardeios sobre o mar, estavam bombardeando também de tanques e com artilharia terrestre".

Desde esse momento, "muitas das ambulâncias que saíam para fazer serviços começaram a voltar vazias, porque não podiam chegar aos lugares onde tinham que atender os feridos, já que os impactos dos mísseis fizeram buracos imensos nas ruas que não lhes permitiram avançar".

O edifício do Crescente Vermelho recebeu os impactos de grandes destroços de estilhaços, que danificaram o edifício e a lateral de uma das ambulâncias.

Por volta da meia-noite local (18h de Brasília), ainda se desconhecia o número de vítimas da operação, já que os hospitais de Gaza ainda não tinham tido como contá-las.

Segundo a televisão israelense "Canal II", dezenas de milicianos palestinos teriam morrido nos primeiros confrontos com soldados israelenses, após o início da invasão.

A emissora cita "fontes militares", embora a informação não seja confirmada por porta-vozes oficiais do Exército israelense.

    Leia tudo sobre: israel

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG