Moqtada al-Sadr renova sua oferta para dissolver milícia no Iraque

Bagdá, 8 ago (EFE).- O clérigo radical xiita Moqtada al-Sadr renovou hoje sua oferta para dissolver sua milícia, o Exército Mehdi, embora tenha condicionado essa possibilidade à retirada das tropas americanas do Iraque, informou hoje um auxiliar do religioso.

EFE |

Segundo Salah al-Obeidi, porta-voz de Sadr,"se os EUA começarem a retirar suas forças, sua eminência Moqtada al-Sadr dissolverá o Exército Mehdi".

"A corrente de Sadr sente que os Estados Unidos têm uma intenção genuína de retirar seus militares do país", acrescentou.

No entanto, Obeidi afirmou que, embora a maioria do Exército Mehdi deva se transformar em um "grupamento cultural", serão conservadas algumas unidades para combater as tropas dos EUA até que a retirada seja total.

Trata-se da segunda vez que Moqtada anuncia sua intenção de dissolver sua milícia conservando uma brigada para lutar contra as forças de ocupação.

Estes comentários chegam quando os Governos de EUA e Iraque se encontram em meio a negociações sobre o futuro das tropas americanas em solo iraquiano. EFE ah/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG