Moqtada al-Sadr chama Gates de terrorista

O clérigo radical xiita Moqtada al-Sadr chamou neste sábado o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, de terrorista e inimigo porque seus militares ocupam o Iraque.

AFP |

"Você sempre foi meu inimigo e sempre será, até minha última gota de sangue", afirma Sadr em um comunicado divulgado na cidade sagrada xiita de Najaf (160 km ao sul de Bagdá).

O líder xiita respondeu assim às declarações do secretário de Defesa de que aqueles dispostos a cooperar com os americanos no processo político no Iraque não serão considerados inimigos dos Estados Unidos.

"Em que processo político você quer me envolver quando ocupa meu país?", questiona o clérigo.

"Quando escuto a declaração do terrorista ministro americano da Defesa, me sinto obrigado a dar uma resposta decente a este terrorista. Não tenho outro inimigo além de você. Você é o ocupante", acrescentou.

Moqtada Sadr promete prosseguir com a "resistência" contra a presença de tropas americanos no Iraque "da maneira que consideremos adequada".

O clérigo, que dirige o exército de Mahdi, pediu a seus milicianos o fim dos combates se os soldados americanos e iraquianos se retirarem das ruas de Bagdá.

A milícia sadrista enfrenta desde domingo passado as forças governamentais e americanas. A batalha deixou pelo menos 90 mortos.


    Leia tudo sobre: iraque

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG