Montenegro estabelece relações diplomáticas com o Kosovo

Pristina, 15 jan (EFE).- Montenegro estabeleceu hoje relações diplomáticas com o Kosovo, antiga província sérvia que declarou sua independência de forma unilateral em fevereiro de 2008.

EFE |

O ministro de Exteriores kosovar, Skender Hyseni, confirmou hoje em Pristina o passo diplomático do país que formou uma "união estatal" com a Sérvia até 2006.

De acordo com a responsável de Exteriores montenegrino, Milan Rocem, indicou em carta dirigida às autoridades kosovares que Pristina enviará equipes diplomáticas à capital kosovar.

Montenegro já tinha reconhecido em outubro de 2008 a independência do Kosovo, e o estabelecimento de relações diplomáticas chega quando a Corte Internacional de Justiça (CIJ) delibera sobre a legalidade da independência kosovar.

Sérvia segue considerando o Kosovo como sua província e parte inalienável de seu território.

O Ministério de Exteriores sérvio dirigiu hoje um enérgico protesto a Podgórica e assinalou que "o estabelecimento das relações diplomáticas do Governo de Montenegro com Pristina deteriora a estabilidade regional".

Segundo o comunicado, esse passo também "dificulta o estabelecimento das melhores relações possíveis com os moradores, que são uma prioridade" de Belgrado.

O chefe da Diplomacia sérvia, Vuk Jeremic, ordenou de forma urgente a retirada do embaixador sérvio em Montenegro para consultas em Belgrado, indica a nota.

Até o momento 65 países reconheceram o Kosovo, entre estes os Estados Unidos e 22 membros da União Europeia (UE), exceto Espanha e outras nações como a Rússia, China, Índia e Brasil. EFE bg/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG