Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Monte Verde, no sul do Chile, é o assentamento humano mais antigo da América

Washington, 8 mai (EFE).- Monte Verde, no sul do Chile, é o assentamento humano mais antigo do continente americano, segundo cientistas.

EFE |

Uma equipe de antropólogos, geólogos e botânicos liderada por Tom Dillehay, do Departamento de Antropologia na Universidade Vanderbilt do Tennessee, nos Estados Unidos, fez uma pesquisa na região e os resultados foram publicados hoje na revista "Science".

Os cientistas analisaram restos de algas marinhas no local, situado a 55 quilômetros do que era a costa oceânica há cerca de 13.000 anos.

Os vestígios têm entre 14.220 e 13.980 anos e confirmam que a parte superior do assentamento, identificado como Monte Verde II, foi habitada por seres humanos mil anos antes qualquer outro no continente americano.

Os antropólogos acharam vários tipos de alimentos, incluindo os restos de uma espécie extinta de um animal similar a um elefante, assim como sementes, conchas de moluscos e vegetais comestíveis.

"O mais importante deste achado é a confirmação do vínculo entre os habitantes desse assentamento e a costa oceânica", disse em teleconferência o geólogo Mario Pino, do Instituto de Geociencias na Universidade Austral do Chile. EFE ojl/plc

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG