Mobilização mundial busca corrigir falha de segurança na internet

Redação Central, 9 jul (EFE).- Os grandes grupos de informática começaram a distribuir um patch (software de correção), no qual trabalharam discretamente nos últimos meses, para corrigir uma importante falha de segurança na internet.

EFE |

A notícia, divulgada hoje pela imprensa americana, foi revelada pelo especialista de segurança na internet da empresa IOActive Dan Kaminsky, que descobriu esse grave erro há cerca de seis meses.

Kaminsky não quer dar detalhes técnicos sobre sua descoberta até o início de agosto, para dar tempo a que todos os softwares em vias de distribuição fossem instalados.

No entanto, o especialista explicou que encontrou a falha no sistema de nomes de domínio, também conhecido como DNS, o que permite relacionar os endereços da internet e as páginas correspondentes nos servidores, ao transformá-las em sistemas numéricos similares aos telefônicos.

A "magnitude" da operação de segurança iniciada pelas empresas de informática mais importantes em nível mundial para atenuar o problema não tem precedentes, segundo Kaminsky, que faz parte do grupo de quase 20 pesquisadores que trabalharam os últimos meses no mais absoluto sigilo para buscar uma solução.

O principal perigo sobre a segurança na internet devido a esse erro está no fenômeno do phishing, uma modalidade de fraude que busca roubar dados como números de cartões de crédito, senhas, informação de contas ou outros dados pessoais através de e-mails ou pop-ups enganosos. EFE cat/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG