Romney vence primárias republicanas em Illinois

Pré-candidato à presidência comemora vitória com ampla vantagem em Estado que é reduto político de Obama

iG São Paulo |

O ex-governador de Massachusetts Mitt Romney venceu a primária republicana de Illinois, realizada nesta terça-feira. O pré-candidato venceu seus adversários por ampla vantagem no Estado que é o reduto político do presidente e candidato democrata Barack Obama.

Com 98% das urnas apuradas, Romney tinha 46,7% dos votos contra 35% de seu principal rival, o ex-senador Rick Santorum. O pré-candidato Ron Paul ficou em terceiro lugar com 9,3% dos votos e Newt Gingrich ficou em quarto, com 8%.

Leia também: Mitt Romney vence primárias em Porto Rico com larga vantagem

AP
Romney comemora nova vitória nas urnas ao lado da mulher Ann em Schaumburg, Illinois



Romney comemorou a vitória em Schaumburg, um subúrbio de Chicago. "Eleições são escolhas, e hoje centenas de milhares de pessoas em Illinois se juntaram a milhões em todo o país em torno de nossa causa", disse.

"Estou oferecendo uma escolha real e um recomeço", disse ele, ressaltando sua experiência empresarial e fazendo várias críticas à política econômica de Obama. "Tenho a visão e a experiência para nos tirar desta confusão."

Em resposta, Santorum disse a partidários na Pensilvânia os EUA que "não precisam de um gerente". "Precisamos de alguém que vai arrancar o atual governo pelas raízes e jogá-lo fora", afirmou.

Santorum que segue na disputa mas a vitória desta terça-feira dá impulso a Romney, depois das derrotas na semana passada no Alabama e Mississippi , Estados conquistados pelo rival.

Saiba mais: Veja o especial com tudo sobre as eleições no Estados Unidos

Para obter a indicação republicana, na convenção prevista para o final de agosto, em Tampa (Flórida), um candidato somar 1.144 delegados. Antes de Illinois, Romney tinha 516 delegados, Rick Santorum, 236, Newt Gingrich, 141, e Ron Paul, 66. Em Illinois estavam em jogo 54 delegados.

A disputa republicana segue agora para a Louisiana, que realiza primárias no dia 24 de março, antes de Maryland e Washington (D.C.), cujas prévias estão marcadas para 3 de abril.

Illinois foi a 20ª vitória de Romney entre os 32 Estados e territórios que já votaram nas prévias republicanas. Santorum venceu 10 disputas.

Com AP e AFP

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG