Pré-candidato à presidência comemora vitória com ampla vantagem em Estado que é reduto político de Obama

O ex-governador de Massachusetts Mitt Romney venceu a primária republicana de Illinois, realizada nesta terça-feira. O pré-candidato venceu seus adversários por ampla vantagem no Estado que é o reduto político do presidente e candidato democrata Barack Obama.

Com 98% das urnas apuradas, Romney tinha 46,7% dos votos contra 35% de seu principal rival, o ex-senador Rick Santorum. O pré-candidato Ron Paul ficou em terceiro lugar com 9,3% dos votos e Newt Gingrich ficou em quarto, com 8%.

Leia também: Mitt Romney vence primárias em Porto Rico com larga vantagem

Romney comemora nova vitória nas urnas ao lado da mulher Ann em Schaumburg, Illinois
AP
Romney comemora nova vitória nas urnas ao lado da mulher Ann em Schaumburg, Illinois



Romney comemorou a vitória em Schaumburg, um subúrbio de Chicago. "Eleições são escolhas, e hoje centenas de milhares de pessoas em Illinois se juntaram a milhões em todo o país em torno de nossa causa", disse.

"Estou oferecendo uma escolha real e um recomeço", disse ele, ressaltando sua experiência empresarial e fazendo várias críticas à política econômica de Obama. "Tenho a visão e a experiência para nos tirar desta confusão."

Em resposta, Santorum disse a partidários na Pensilvânia os EUA que "não precisam de um gerente". "Precisamos de alguém que vai arrancar o atual governo pelas raízes e jogá-lo fora", afirmou.

Santorum que segue na disputa mas a vitória desta terça-feira dá impulso a Romney, depois das derrotas na semana passada no Alabama e Mississippi , Estados conquistados pelo rival.

Saiba mais: Veja o especial com tudo sobre as eleições no Estados Unidos

Para obter a indicação republicana, na convenção prevista para o final de agosto, em Tampa (Flórida), um candidato somar 1.144 delegados. Antes de Illinois, Romney tinha 516 delegados, Rick Santorum, 236, Newt Gingrich, 141, e Ron Paul, 66. Em Illinois estavam em jogo 54 delegados.

A disputa republicana segue agora para a Louisiana, que realiza primárias no dia 24 de março, antes de Maryland e Washington (D.C.), cujas prévias estão marcadas para 3 de abril.

Illinois foi a 20ª vitória de Romney entre os 32 Estados e territórios que já votaram nas prévias republicanas. Santorum venceu 10 disputas.

Com AP e AFP

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.