Mitt Romney vence primárias em Porto Rico com larga vantagem

Após bater Santorum em ilha caribenha, pré-candidato concentra esforços em Illinois, que faz prévia na terça-feira

iG São Paulo |

O pré-candidato à presidência dos EUA Mitt Romney venceu com ampla vantagem a primária de Porto Rico, realizada no domingo. Com 61% das urnas apuradas, Romney tinha 83% dos votos, suficiente para lhe garantir todos os 20 delegados em jogo na votação.

Leia também: Republicanos apostam na economia para conquistar hispânicos

AP
Romney durante campanha no Estado de Illinois, que participará das primárias nesta terça-feira

O ex-governador de Massachusetts comemorou a vitória em Vernon Hills, Illinois, Estado que realiza primárias nesta terça-feira. Romney afirmou que sua "extraordinária vitória" era um sinal de um amplo apoio da comunidade hispânica. "Quem acha que latinos não votarão em um republicano precisa dar uma olhada em Porto Rico", afirmou.

Apesar de participar do processo das primárias, os residentes de Porto Rico não podem votar nas eleições gerais dos EUA.

Saiba mais: Veja o especial com tudo sobre as eleições no Estados Unidos

Tanto Romney quanto seu principal adversário, Rick Santorum, fizeram campanha em Porto Rico.

Romney conseguiu o importante apoio do governador da ilha caribenha, Luis Fortuno, além de outros políticos importantes.

Santorum pode ter pedido votos por causa de um comentário que irritou muitos porto-riquenhos na semana passada.

O pré-candidato afirmou que, se Porto Rico quisesse se tornar um Estado, teria de fazer do inglês o seu idioma principal.

Romney lidera a corrida republicana que escolherá o candidato que enfrentará o presidente Barack Obama, do Partido Democrata, nas eleições presidenciais de 6 de novembro.

A vitória em Porto Rico era considerada importante simbolicamente por sua campanha, para conter o bom momento de Santorum, que venceu em Mississippi e no Alabama na semana passada.

Inicialmente, Romney planejava permanecer em Porto Rico até domingo antes de ir para Illinois. No entanto, o republicano decidiu na sexta ir para o Estado, num sinal de como derrotar Santorum na primária do Estado se tornou prioridade.

Com AP

    Leia tudo sobre: eleição nos euarepublicanoseuaromneyprimária porto rico

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG